domingo, 8 de novembro de 2009

A origem dos Alcântaras do Vale do Rio Pardo

Por Roberto Sandoval : rlavodnas@hotmail.com ou rlavodnas@gmail.com

Introdução :

"Cap. João Portes de El Rei , filho de Roque Homem de El Rei e sua mulher Maria de Abreu, casados em 8 de junho de 1602 em Calheta, Ilha da Madeira, sendo Roque Homem de El Rei batizado no mesmo lugar aos 21 de agosto de 1581, filho de Francisco Homem de El Rei e sua mulher Clara Afonso, neto paterno de Pedro Afonso e Leonor Homem , neto materno de João Portes e Brites Afonso. João Portes de El Rei veio para o Brasil por 1620. (em lendas na internet , a pesquisar)
Nasceu em Portugal, sendo, segundo Pedro Taques, de conhecida nobreza. Em 1641, residindo na Vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi Mirim (atual Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo), obteve terras de sesmaria. Sertanista, explorou, antes de 1674, grandes trechos do Vale do Rio Paraíba, juntamente com seu genro Bartolomeu da Cunha Gago, na pesquisa de minas. Morou em Mogi das Cruzes , SP , onde contraiu matrimônio com Juliana Antunes. Pais de: Catarina Portes, Maria, Ana e Tomé Portes de El Rei".

.

Cap. I – Thomé Portes de El Rei - As primeiras gerações , através da GP

1) Thomé Portes de El Rei , fundador de São João del Rei , natural de Mogi das Cruzes , SP , filho de João Portes de El Rei e de s/m Juliana Antunes , e por esta , neto de Jose Preto e de Catarina Dias , bisneto de Antonio Preto e de Catarina Gonzalez ,e por Catarina Dias , bisneto de Gaspar Vaz Guedes e de Francisca Cardoso.
Thomé Portes del Rei foi casado com Juliana de Oliveira , filha de Francisco Correa de Oliveira e de Angela da Mota , neta paterna de Francisco Correa e de Maria de Oliveira , neta materna de Simão da Mota Requeixo e de Maria Barbosa.
Thomé faleceu por volta de 1702 e sua mulher Juliana de Oliveira aos 30/01/1728 em Taubaté , SP. (GP).

Os antepassados , pela linha materna , de Thomé Portes del Rei estão indicados através do blog : http://vaz-guedes.blogspot.com.br/

"Thomé Portes de El Rei , natural de Mogi das Cruzes , partiu de Taubaté , sendo responsável por uma das primeiras fixações populacionais de europeus ou paulistas na região do Rio das Mortes por volta de 1700, perto do futura cidade de São João del Rei. Era filho do reinol João Portes de El-Rei e de Juliana Antunes. Repartida a jazida entre seus companheiros , taubateanos como ele , surgiu um importante acampamento , o arraial de Santo Antônio. Nos anos seguintes , outras minas foram achadas ali por perto e outros acampamentos surgiram , entre os quais o “Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar”.


Thomé Portes de El Rei e Juliana de Oliveira , tiveram , entre outros , a filha Margarida Antunes Cardoso , que segue :

Cap. II - Margarida Antunes Cardoso

Foi casada em Taubaté , SP , em 1697 , com Antonio da Cunha Gago, filho de Jorge Dias Velho e de s/m Sebastiana de Unhate (GP). Tiveram , entre outros , a filha Juliana de Oliveira Cunha , que segue :

Cap. III – Juliana de Oliveira - Complemento à Genealogia Paulistana

Juliana de Oliveira Cunha , natural de Taubaté , foi casada com o cap. Leandro de Campos e Silva, natural da freguesia de São Nicolau , Porto, Portugal , filho de Manoel de Campos Braga e de s/m Maria da Silva da Trindade , cujo casal está descrito no blog :
http://manoeldecamposbraga.blogspot.com/

Juliana e seu marido faleceram em Aiuruoca , MG , em 1776. Tiveram , entre outros , Maria Josefa da Trindade , que segue no próximo capítulo.

Do livro de Batismos de 1692-1713 , página 133 verso , dos registros da Igreja de São Nicolao , Porto , Portugal :

Leandro filho legitimo de Manoel de Campos Bragua e de sua mulher /
M.a da Sylva Trindade nasceo aos dezoito de Junho do anno /
de mil e setecentos e dous. Baptizei o aos vinte e dous do ditto mes /
E anno. Forão padrinhos Migel Fran.co Escrivão da ......... /
............ desta cidade e Rosa Maria mulher de M.el Carvalho /
...... de que fiz este q. comigo assignarão o sobredito M.el de /
Campos Braga e o Rev.do P.e Joseph da Sylva Passos.
M.el .....
o P.e Joseph da Sylva Passos.
Manoel de Campos Braga.

Do livro de Óbitos , página 90 verso , dos registros da Igreja de São Nicolau , Porto , Portugal :

[à margem] Fez sua mulher 3 officios
Manoel de Campos Braga aos vinte /
e seis de Janeiro de mil e settecentos e de- /
zenove , lhe fez sua mulher Maria da Tri - /
ndade lhe mandasse fazer por conta fa -/
lecera ........... dia e anno ut supra.
Valerio Als Cruz.

Do livro de Óbitos , página 159 , dos registros da Igreja de São Nicolau , Porto , Portugal :

"Marianna (sic) [engano , leia Maria] da Silva da Trindade viuva do capitão /
Manoel de Campos Braga , da Rua da Lada , faleceo /
da vida prezente a Primeiro de Junho do anno de /
mil e setecentos e trinta e dois. Recebeo os Sacramentos /
fez testamento deicha por seos testam.ros a sua filha /
Michaella Maria de Jesus e a Francisca Martins Braga /
da Ferraria de Baixo. Foi sepultada na /
Capella dos Terceiros de Sam Fran.co e p.r clareza fiz /
este q. asignei. Porto dia mes e anno ut supra.
Joseph Maria Godinho
[à margem] fez testamento offertas e missas]
[houve engano em seu nome , pois em todos os demais registros ela declarou ser Maria da Silva da Trindade e não Marianna]"

Cap. IV - Maria Josefa da Trindade

Falecida em 05/02/1775 , foi casada com Jose de Paiva e Silva , nascido na Conceição da Barra , MG , em 1737 , onde foi batizado em casa , por necessidade , aos 21/08/1737 , filho do cap. Domingos de Paiva e Silva , natural do Lugar de Bustelo da freguesia de Santa Maria Madalena , Chaves , Portugal e de s/m Thomazia Maria da Silva , natural da freguesia de Nossa Senhora de Monte Sião , Amora , Portugal ; neto paterno de Antonio Fernandes e de s/m Madalena de Paiva ; neto materno de Paulo da Silva da Fonseca natural da cidade de Braga e de s/m Antonia Caetana e por esta Antonia Caetana , bisneto de João Delgado e s/m Josefa da Silva.

"Segundo uma nota histórica da Junta de Freguesia de Amora, no ano de 1527, Amora registava acerca de 50 habitantes. No início do século XVII, registava 60 fogos e 250 habitantes. No início do século XIX, 256 fogos e 1100 habitantes".

Frei Agostinho de Santa Maria, no século XV, publicou um obra com o título “Santuário Mariano”, dedicando um capítulo à igreja de Amora.
Eis as suas palavras: «No termo da Vila de Almada para a parte do sul, fica um lugar ou freguesia, a que dão o nome de Amora, e parte com a freguesia de Arrentela e Corroios. A igreja deste lugar se vê situada num outeiro que se levanta muito e nas fraldas deste monte se vê outra aldeia, que dizem Amora nova. É este monte, muito agradável e delicioso, não só pelos largos horizontes, que descobre a vista do Tejo; mas também por sua fertilidade, principalmente de vinhas … e arvoredos de fruta. O Título do orago desta paróquia é Nossa Senhora do Monte Sião. Nela se venera, com grande devoção, uma imagem da soberana Senhora, muito milagrosa, que se vê colocada na tribuna da Capela-Mor… Quanto à origem não há certeza alguma de onde veio esta Santa Imagem, nem consta quem a colocou naquele lugar, nem quem foi o fundador da sua primeira casa».


Maria Josefa da Trindade e Jose de Paiva e Silva tiveram , entre outros , a filha Geralda Maria Joaquina de Paiva , que segue :

Cap. V - Geralda Maria Joaquina de Paiva , ou Geralda Maria de Jesus

Nascida em 1763 em São João del Rei , MG , casou-se , aos 03/07/1780 , na Capela do Espírito Santo da Freguesia de Lavras , com Jose da Costa Souza , natural de São João del Rei , batizado , aos 23/06/1748 , na Igreja de N. Sra. do Pilar , Matriz de São João del Rei , MG , filho do Alferes Domingos da Costa Guimarães , natural da freguesia de Santa Eulália de Fermentões , Concelho de Guimarães , Distrito de Braga , Portugal e de s/m Rita de Souza do Nascimento , natural de Olinda , PE ; neto paterno de Bento Ribeiro da freguesia de Fermentões e de s/m Domingas da Costa , natural da freguesia de Santo Estevão de Briteiros ; neto materno de Jose da Costa Fialho , natural da freguesia de São Nicolau do Concelho e Distrito de Lisboa e de s/m Maria de Souza Delgada , natural da freguesia de São Pedro , Olinda , Pernambuco.

Do Livro 6 de Casamentos de São João del Rei :

Fls. 183v, 1 Capela do Espírito Santo da Freguesia de Lavras
03/07/1780
“José da Costa Souza, Natural da freguesia de N. S. do Pilar , filho legítimo do Alferes Domingos da Costa Guimarães e de Dona Rita Souza do Nascimento , Com Geralda Maria Joaquina de Paiva, natural da freguesia de N. Sra. do Pilar , filha legítima de José de Paiva e Silva e de Maria Josefa da Trindade.
Testemunhas:
Antônio Faria Teixeira, Manoel Joaquim de Andrade
Padre celebrante: Francisco Costa Miranda.
Padre tabelião: Joaquim Pinto Silveira”.


Geralda Maria Joaquina de Paiva e Jose Costa Souza , tiveram , pelo menos , os filhos seguintes :

1) Antonio da Costa Souza , nascido em 1782 , bat. na Cap. N. Sra. da Madre de Deus. Casou-se , aos 09/07/1817 , na Capela de N. Sra. do Bonsucesso , com Ana Francisca , natural da freguesia de São Jose , filha leg. de Vicente Ferreira Luz e de s/m Ana Francisca de Moraes.

2) Maria , nascida em 1788 , batizada em Campanha , MG.

3) Ana Clara Emerenciana , nascida por 1790 na freguesia das Lavras. Casou-se , aos 5/11/1806 , na Capela de N. Sra. do Bonsucesso , com Jose Antonio Oliveira , natural do Bonsucesso , filho do Alferes Alexandre Oliveira Costa e de s/m Dona Quitéria Maria da Conceiçao.

4) Joaquim , nascido em 1794 , batizado em Campanha , MG.

5) Ana Antonia de Souza Nascimento , natural da Capela de São Miguel do Cajuru , MG. Casou-se , aos 21/02/1810 , na Matriz de N. Sra do Pilar, São João del Rei , com Manoel Rodrigues Godinho , natural da Capela de São Miguel do Cajuru , filho leg. de outro de mesmo nome e de s/m Ana Maria Conceição.

6) Jose da Costa Guimarães , nascido por 1790 , natural da freguesia da Ajuruoca. Casou-se , aos 22/06/1815 , na Capela do Bonsucesso , com Maria Rosália de Jesus , natural da freguesia de São Jose , filha legitima de Vicente Ferreira da Luz (não sei se o mesmo acima) e de s/m Rosália Pedroso de Jesus.

7) Manoel , nascido em 1797 , bat. na Cap. de N. Sra da Conceição da Barra , filial da N. Sra do Pilar em São João del Rei , MG.

8) Sebastião Pedro de Alcântara , nascido em 1805 , que segue no cap. seguinte

9) Francisco , nascido em 1801 e batizado na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra , filial de N. Sra do Pilar.

10) Francisca , nascida em 1803 , bat. na Cap. de N. Sra do Bonsucesso , filial do Pilar.

11) João , nascido em 1805 , bat. na Capela filial de São João del Rei.

12) Bárbara , nascida em 1808 , bat. na Cap. de N. Sra do Bonsucesso , filial do Pilar.

13) Rita Maria de Jesus , nascida por 1810. Casou-se , aos 28/09/1825 , na Capela de N. Sra. do Bom Sucesso , filial do Pilar , com Joaquim Alves Quintela , filho de Joaquim Alves de Souza e de s/m Isabel Marcelina de Jesus.

Inventário de Jose da Costa Souza :

Do Arquivo de São João del Rei , MG  , Inventário de Jose da Costa Souza :

Foto 323 - Capa

Arquivo de São João del Rei
Caixa : 550
Inventário : 1847
Inventariado : Jose da Costa Souza
Inventariante : Geralda Maria de Jesus
Local : Vila de São Jose (atual Tiradentes , MG)

Foto 324 - Fls 1

    1847

Silvestre Jose Roiz Js ........ Maria Josefa

Geralda Maria de Jesus viuva do /
finado Jose da Costa Souza /
Execução do Formal de /
Partilha
Escr.am Lima

Anno do Nascimento de Nosso Se /
nhor Jesus Christo de mil oitocentos e /
quarenta e sete Vigesimo Sexto da In /
dependencia e do Imperio do Bra /
zil aos quatro dias do mes de Dezembro /
do dito anno nesta Villa de São Jose /
Minas e Comarca do Rio das Mor /
tes em Publica e Geral Audiencia em /
que as .......... partes e seos Procurado /
res que nella seguirião fazendo esta /
va nas ........... do Concelho o Cida /
dão Manoel Pereira Lopes pri /
meiro Substituto servindo de Juiz Municipal e Orffaons nesta Villa e / 
seo Termo com Alçada no Civil /
e Crime , e sendo ahy ............. /
Audiencia por Jose Joaquim de /
Santa Anna procurador de Silves /
tre Jose Rodrigues por cabeça de sua /
mulher Dona Maria Josefa ........... / 
foi dito e requerido a elle ........... que /
aprezenta o sequestro feito nos bens /

Foto 325 - Fls 1 verso 

nos bens constante do Inv.o que se offere/
se com o formal de Partilha bem co /
mo ......... a Inventariante /
Dona Geralda Maria de Jesus para /
no termo das ................ /
aos bens , e ao Major Francisco Fer /
reira Rodrigues na qualidade de /
depozitario para aprezentar as suas /
........ bens de que ....... depozitam quan /
do lhe for ordenado por este Juizo /
que apreguadas se hajão por .......... /
........ sequestro por offerecido e ajuizado /
outro sem que ......... a Procura /
ção do Tutor dos Autos de Inven /
tario que ficando ahy ...... seguin /
te a estes ........... ............ /
visto e ouvido por este Juiz este reque /
rimento informado da Penhora e /
citaçoens feitas .......... executadas e de /
paz ................................................... /
......... Juizo João Patricio Lopes aprego /
ar a Executada e depositar ......... o que /
............ na forma de estillo de que de /
ssem fé que naquella Audiencia /
e não comparecerão os ........... /
outras que se os poderes ........... /
............ que o dito Juiz ............ /
a Penhora ......................... /
todas ................................../
e que se copiasse a Procuração na /
forma requerida ........ aqui ........... /
.......... do requerimento .......... defferimen /
to  de Audiencia ....................... /
........ lembrança ............... Pro /

Foto 326 - Fls 2

............. Segundo Tabelião /
[ilegivel] 

Foto 327

Sentença e Formal de Partilha a fa /
vor de Silvestre Jose Roiz p. cabeça de sua m.er /
D. Maria Josefa , extraidos dos Autos /
de inventario do finado Jose da Costa /
Souza.

O Cidadão Brazileiro Manoel /
Pereira Lopes primeiro /
Substituto ser /
vindo de Juiz Municipal e Orffaons /
na Villa de São Jose Comarca do Rio /
das Mortes da Provincia de Minas /
Gerais pelo seo Termo aprezenta como /
na forma da Ley aos Senhores /
Doutores , Dezembargadores , Juizes de /
Direito do Civil , Municipal e Orffaons /
Delegados , Subdelegados , e de Paz /
e mais digo e de Paz , Officiais de /
Justiça , e mais pessoas della deste /
Imperio do Brazil , aquelles a quem / 
e perante quem esta minha Carta de /
Sentença serem de formal de Partilha /
dada e passada a Requerimento /
de partes , rezunida tirada e extra /
hida dos Autos desse processo em /
forma virem , e lhes for aprezentada /
no verdadeiro conhecimento della /
com devido direito .............. /
jar de pertencer no seu devido effeito /
e criterio e comprirem ......... se lhes perder /
............. de minha parte reque /
rer por qualquer via ..........

Foto 328 - Fls 2 verso

Maneira , titulo , documento , forma ou /
razão , que seja , ........... a todos em geral /
e a cada hum em particular com suas /
"juricidacoens". Faço saber que fa /
.......... da vida prezente Jose da Cos /
ta Souza lhe ficarão filhos , .......... nettos e por serem menores se procedeo por /
este Juizo de Orffaons a Inventario /
de seos bens dos quais foi Inventa /
riante sua mullher Geralda Maria /
de Jesus cujos Autos correndo a seos /
termos forão ultimamente sentencia /
dos dos quais se via e mostrava entre /
outras de mais couzas em lhes ......... /
........... escriptas e declaradas ........... /
do theor seguinte = Anno do /
Nascimento de Nosso Senhor Jesus /
Christo de mil oito centos e quarenta e /
dois Vigesimo primeiro da Indepen /
dencia e do Imperio do Brazil aos /
quatorze dias do mes de Dezembro do /
dito anno nesta Fazenda do Ribei /
rão da Baia , Districto e Freguezia / 
de Nossa Senhora do Bom Sucesso /
Termo da Villa de São Jose Mi /
nas 

Foto 329 - Fls 4

Minas e Comarca do Rio das Mor /
tes em cazas de morada de Dona Geral /
da Maria de Jesus , a onde foi vindo /
o Cidadão Brazileiro Silvestre Al/
bino da Fonseca , primeiro Subs /
tituto servindo de Juiz Municipal /
e Orffaons da Villa de São Jose , e seo /
Termo com Alçada no Civil e Cri /
me na forma da Ley , junto com /
migo Escrivão ao diante nomiado /
para effeito de Se proceder a Inven /
tario dos bens do finado Jose da /
Costa Souza e sendo ahy prezente /
Dona Geralda Maria de Jesus , a /
qual o dito Ministro deferio o ju /
ramento dos Santos Evangelhos em /
hum Livro delles em que pos sua /
mão direita , e lhe encarregou jura /
sse com sua Alma que se ouvesse de /
dar a Inventariar todos os bens /
que ficarão por falecimento de seo /
finado marido , como sejão ............ /
Oiro , Joias , Cobres , Notas , bens moveis , /
submoventes e de raiz sob as penas /
de perjurio e de sonegados E recebido /

Foto 330 - Fls 4 verso

E recebido por ella o dito juramento /
assim o prometeo ........... e por decla /
rar não saber ler nem escrever assig /
na a seo rogo Serino Candido da /
Silva junto com o Ministro depois de /
ser lido por mim Antonio da Costa /
"Carlos" Primeiro Tabelião Publico /
do Judicial e Notas que no cargo de /
merito de Escrivão de Orffaons que /
o escrevy Fonseca a rogo da Inven /
tariante Serino Candido da Silva.  

Certifico que notifiquei a Inven /
tariante Dona Geralda Maria de /
Jesus , bem como os herdeiros Ma /
noel da Costa , Francisco Coelho , Jus /
tino Jose de Carvalho , Dona Fran /
cisca ............ da Costa , e Dona /
Maria que se achão prezentes pa /
ra nomiarem Louvados. Fazenda /
do Ribeirão da Bahia , quatorze /
de Dezembro de mil oito centos e qua /
renta e dois Antonio da Costa ........... /
..............

Termo de Louvação aos qua /
torze dias do mes de Dezembro do an /
no de mil oito centos e quarenta e dois 

Foto 331 - Fls 5

E dois , Vigesimo primeiro da Indepen /
dencia e do Imperio do Brazil nesta / 
Fazenda denominada o Ribei /
rão da Bahia Districto e Fregue /
zia de Nossa Senhora do Bom Su /
cesso Termo da Villa de São Jose / 
Minas e Comarca do Rio das /
Mortes em caza de morada de /
Dona Geralda Maria de Jesus viu /
va e Inventariante dos bens do fina /
do seo marido Jose da Costa Souza /
e herdeiros a onde foi vindo o Ci /
dadão Manoel Pereira Lopes pri /
meiro Substituto do Juiz Muni /
cipal e Orffaons da Villa de São /
Jose e seo Termo com Alçada no 
Civil e Crime e na forma da Ley com /
migo Escrivão ao diante nomiado , /
sendo ahy prezente Dona Ge /
ralda Maria de Jesus viuva do dito /
Costa bem como os herdeiros filhos e /
genros do mesmo falecido se "Louva /
rão" para Louvados do prezente In /
ventario nas pessoas de Antonio Nu /
nes de Avellar e Antonio Felis

Foto 332 - Fls 5 verso

Felisberto dos Sanctos cujos Louva /
dos forão aprovados por elle Mi /
nistro , do que para constar faço /
este Termo de Louvação com que se /
assignarão todos os herdeiros An /
tonio da Costa , Dona Francisca , /
e Dona Maria , e a Inventariante /
Dona Geralda Maria de Jesus e não /
saber ler nem escrever assigna /
a seo rogo Serino Candido da Silva /
junto com o Ministro depois de /
ser lido por mim Antonio da /
Costa ........... Serventuario Victa /
licio dos Officios do Primeiro Ta /
belião Publico do Judicial e / 
Notas Escrivão da Procuradoria Capellas e Reziduos que no im /
pedimento do Escrivão dos Orffa /
ons que o escrevy. Francisco a rogo /
da Inventariante e dos herdeiros Se /
rino Candido da Silva , Francisco /
Coelho dos Santos , e Manoel da Cos /
ta Souza , Jacinto Jose de Carvalho.

Termo de Juramento aos Louvados

Foto 333 - Fls 6

Aos Louvados. Aos quatorze dias do /
mes de Dezembro de mil oito centos e qua /
renta e dois Vigesimo primeiro Subs /
tituto digo Vigesimo primeiro da In /
dependencia do Imperio do Bra /
zil nesta Fazenda denominada /
Ribeirão da Bahia Freguezia de Bomsucesso Termo da Villa de /
São Jose Minas Comarca do Rio /
das Mortes em cazas de morada /
de Dona Geralda Maria de Jesus /
Viuva do finado Jose da Costa /
Souza a onde foi vindo o Cidadão /
Brazileiro Silvestre Albino da /
Fonseca atual Juiz Municipal e Or /
ffaons da Villa de São Jose e seo Termo /
com Alçada no Civil e Crime na for /
ma da Ley e commigo Escrivão ao /
diante nomiado sendo ahy compare /
cerão prezentes os Louvados nomia /
dos e aprovados Antonio Nunes de /
Avellar , e Antonio Felisberto dos /
Sanctos , aos quais elle Ministro deferio /
o juramento dos Santos Evangelhos em /
hum Livro delles em que pos sua 

Foto 334 - Fls 6 verso

Sua mão direita e lhes encarregou /
que de baixo do encargo do mesmo /
jurassem em suas Almas bom como /
havião de proceder nas Avaliações /
do prezente Inventario "declaram /
dos seus objectos" seus valores dos bens /
que lhes forem aprezentados pela /
Inventariante , e Recebido por elles /
o dito juramento assim o prometeu comprir , e para constar fis este ter /
mo que assigna o dito Ministro /
e Louvados depois de ser lido por /
mim Antonio da Costa Carlos Pri /
meiro Tabelião Publico do Judi /
cial e Notas que no cumprimento /
do Escrivão dos Orffaons o escrevy =
Fonseca , Antonio Felisberto dos /
Santos , Antonio Nunes de Avellar /
Filhos = Anna Clara casada com Jo /
se Antonio , Antonio da Costa casado /
com Dona Joaquina , Domingos da /
Costa casado com Dona Luiza falecida , /
Jose da Costa casado com Dona /
Silveria Justa , João da Costa fale /
cido casado que foi com Dona Ga

Foto 335 - Fls 7

Gabriela , Dona Maria Josefa Ca /
sada com Silvestre Jose Rodrigues , /
Joaquim da Costa falecido casado /
que foi com Barbara ambos fa /
lecidos , Manoel da Costa casado /
com Dona Maria , Ritta viuva /
de Joaquim Alves , Francisca ca /
sada com Vicente , Barbara ca /
sada com Justino , Sebastião fale /
cido casado que foi com Dona /
Maria Jose = Netos filhos do fa /
lecido Domingos da Costa Souza , /
Maria Luiza casada com Jose /
Antonio , Gertrudes casada com Jo /
se Pereira , Barbara solteira de ida /
de quatorze annos , Demetildes ......... /
de quinze annos. Netos filhos do /
falecido João da Costa , Jose da /
Costa solteiro de idade de treze annos /
o qual he filho natural do dito João /
da Costa , e foi habilitado por este. /
Maria de idade de doze annos , Thereza de /
idade de oito annos , Jose de idade /
de oito annos. Netos filhos do faleci /
do Joquim da Costa , João soltei

Foto 336 - 7 verso

Solteiro de idade de dezoito annos , Jo /
se de idade de dez annos , e ............. /
............. oito annos , Bernardina /
casada com Jose e Acassia ........... /
casada com Acassio Jose , Vicencia /
casada com Germano , Maria /
solteira de sete annos , Emerenciana /
solteira de seis annos , Antonio de i /
dade quatro annos , Joaquim /
idade tres annos , e Netos filhos do /
falecido Sebastião casado que foi /
com Dona Maria Jose a qual existe na /
Provincia de São Paulo , Ignacio /
solteiro idade dezesseis annos , Se /
verina idade de doze annos , Jose /
de idade de dez annos , João de idade /
de seis annos = Termo de Tutela /
Aos vinte e oito dias do mes de /
Junho do anno de mil oito centos /
e quarenta e tres nesta Villa de São /
Jose Minas e Comarca do Rio /
das Mortes em cazas de Reziden /
cia do Cidadão Silvestre Albino /
da Fonseca primeiro Substituto /
Servindo de Juiz Municipal e 

Foto 337 - Fls 8

Municipal e Orffaons com /
Alçada no Civil e Crime , a onde /
eu Escrivão fui vindo e ahy compa /
receo prezente Jose Joaquim de /
Santa Anna Tutor nomiado /
interino para os Orffaons dos fa /
lecidos Domingos , João , Joaquim , /
Sebastião ao qual elle Juiz de /
ferio o juramento na forma da /
Ley e lhe encarregou .............. de /
ser bom Tutor dos referidos Orffa /
ons procurando , alegando , ......... /
........... e defendendo pelo seo /
Direito e Justiça pena da Ley ........ /
do por elle recebido o dito juramen /
to de baixo do encargo do mesmo /
assim o prometeo comprir , ......... /
obrigação ............ , e para constar fis /
este termo que assignaram .............. /
depois de lido por mim Cesareo /
Jose da Silva Lima Escrivão /
dos Orffaons que o escrevy. Fonseca.
Jose Joaquim de Santa Anna ............. Juiz /
dos Orffaons. Para ......... que es 

Foto 338 - Fls 8 verso

Estão nos termos da Partilha .......... /
.............. competente .................. /
.............. de Partidores e Curador in /
listen. Villa de São Jose ........... de /
Julho de mil oito centos e quarenta /
e seis Francisco ......................... /
da Silva Lima e fazendose em /
os Autos concluzos ......... proferi e /
........ Despacho seguinte : Proceda /
se as Partilhas com a devida e /
goaldade e competentes citações /
............ para Partidores a Manoel /
Francisco de Souza e o Capitão /
Luiz Jose da Rocha Maya e pa /
ra Curador o Capitão ............ /
Lopes da Silva que prestarão ju /
ramento de estilllo. Villa de São Jo /
se dez de Julho de mil oito centos e /
quarenta e seis. Lopes = Certifico que /
para ver proceder as Partilhas notifi /
a Dona Geralda Maria de /
Jesus e aos herdeiros Antonio da Cos /
ta , Dona Maria e seo marido Sil /
vestre Jose Rodrigues , Manoel da /
Costa , Dona Francisca e seo marido 

Foto 339 - Fls 9

Marido Vicente Ferreira , Dona /
Barbara e seo marido Justino de /
Carvalho , João , Dona Bernardi /
na e seo marido Jose Acassio , Do /
na Anna casada com Acacio /
Jose , dona Vicencia casada com /
Geronimo ....................... de que tive /
resposta pelo herdeiro Jose Anto /
nio de Oliveira que ............. /
............................ /
..................... dos Partidores .......... /
.......... Luis Jose da Rocha Maya /
e ........... Ferreira de Souza. Em /
fé de que fasso o prezente , Villa /
de São Jose primeiro de Fevereiro /
de  mil oito centos e qurenta e sete (ou seis ?).
Francisco Romualdo da Silva /
Lima. Certifico que sendo ............. /
Vista notifiquei a Jose Antonio /
para ver proceder as Partilhas. Em /
fé do que fasso a prezente. Villa de /
São Jose era Supra. Francisco /
Romualdo da Silva Lima , Au /
to de Partilhas :
Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesuz Christo de /
mil oito centos e quarenta e sete , Vigesi

Foto 340 - Fls 9 verso

Vigesimo Sexto da Independencia /
e do Imperio do Brazil , aos quatro dias /
do mes de Fevereiro do dito /
anno nesta Villa de São Jose , Minas /
Comarca do Rio das Mortes /
em cazas do Cidadão Manoel Pe /
reira Lopes primeiro Substituto /
servindo de Juiz Municipal e Orf /
faons nesta Villa digo Villa e seo /
Termo com alçada no Civil e /
Crime a onde eu Escrivão fui /
vindo ahy mandou elle Juiz Vis /
sasse a prezença este Inventario dos /
bens do finado Jose da Costa Sou /
za para nelle se proceder as Parti /
lhas na forma da Ley. E sendo /
prezente os Partidores nomiados o Ca /
pitão Luis Jose da Rocha Maya , /
e Manoel Ferreira de Souza aos quais /
foi pr elle Juiz deferido o juramen /
to na forma da Ley e lhes encarregou /
................ de proceder nas prezentes /
Partilhas com toda .................... igu /
aldade ...................................... Ley /
E sendo por elles recebido o dito 

Foto 341 - Fls 10

O dito juramento a baixo de seo car /
go do mesmo assim o prometeo a /
comprir , e para constar fis este /
Auto em que assignou com o Juiz /
depois de lido por mim Francisco /
Romualdo da Silva Lima Escri /
vão Ajudante dos Orffaons que /
o escrevy. Lopes , Luis Jose da Rocha Maya , Manoel Ferreira de /
Souza. E neste mesmo acto foi por / elle Juiz e Partidores Somado todos /
os bens descriptos neste Inventario , /
............. avaliados acharão Soma /
o Monte total na quantia de qua /
torze contos , setecentos , setenta e seis /
mil quinhentos e vinte reis = Custas /
noventa e dois mil quinhentos e cinco /
enta e nove reis , Vem a ficar Liqui /
do quatorze contos seis centos e oiten /
ta e treze mil novecentos e cecenta e hum /
reis [Líquido 14:683$961]. Vem a tocar a terça da viuva /
conforme o termo a folhas doze ver /
so dois contos quatro centos quarenta /
e sete mil trezentos e vinte e seis reis [2:447$326] Mea /
ção do falecido sete contos trezen

Foto 342 - Fls 10 verso

Trezentos e quarenta e hum mil nove /
centos e oitenta reis [7:341$980]. Duas partes da viu /
va por ter sedido ........... termo a fo /
lhas doze verso quatrocentos e oito /
centos noventa e quatro mil reis cen /
e cinquenta e cinco reis - Liquido /
doze contos duzentos trinta e seis mil /
seiscentos e trinta e cinco reis. Vem a /
tocar a cada um dos doze herdei /
ros hum conto dezesseis mil sete /
centos e dezenove reis [ 1:016$719]. .......E nesta for /
ma houverão elle Juiz e Partidores esta /
conta de Partilha por bem feita e a /
cabada e para constar fis este termo /
em que assigna com os Partidores /
depois de lhes ser lido por mim /
Francisco Romualdo da Silva /
Lima Escrivão Ajudante dos Orffaons que o escrevy = Lopes , Luis Jose da Rocha Maya , Manoel Fer /
reira de Souza = Pagamento a herdei /
ra Dona Maria hum conto deze /
nove mil setecentos e dezenove reis /
Haverá a herdeira Dona Maria /
Josefa para seo pagamento todo

Foto 343 - Fls 11

Todo o vallor que o mesmo ............. /
cento e cinquenta mil reais Assim ma /
is em parte de Manoel Crioulo de /
dez annos duzentos e cinquenta mil reis / 
Assim mais todo o vallor de /
Severino Crioulo com dois annos cen /
to e cincoenta mil reis. Assim mais /
todo o vallor de um Catre tres mil reis /
Assim mais todo o vallor de hum /
Tear aparelhado cinco mil reis. As /
sim mais todo o vallor de huma /
ordideira Casal seiscentos e quarenta /
reis. Assim mais todo o vallor de huma / 
Caixa Velha cem mil reis /
Assim mais todo o vallor de huma /
Meza piquena dois mil reis. Assim /
mais todo o vallor de hum Estrado /
tres mil e quinhentos reis. Assim ma /
is em parte de quinze Porcos de ter /
reiro quatro mil e quinhentos reis /
Assim mais em parte de sete Porcas /
paridas quatro mil reis. Assim /
mais em parte de oito Carros de /
Milho seis mil e cecenta reis. Assim /
mais em parte da Rossa plantada

Foto 344 -  Fls 11 verso

Plantada quinze mil novecentos e no /
ve reis. Assim mais em parte das Casas /
do Arraial do Bom Sucesso dezoito /
mil novecentos e trinta e nove reis. Assim /
mais em parte das Casas da fazenda /
dezoito mil e novecentos e trinta e nove reis /
Assim mais em parte de dezoito Alquei /
res de Catanduvas [mata retorcida , cerrado] trinta e seis mil reis /
Assim mais em parte de vinte e qua /
tro ditas de Campos quarenta e oito /
mil reis. Assim mais em parte de deze /
seis alqueires de Terra de Cultura no /
Brejo trinta mil reis. Assim mais em /
parte de sete ditas de Campoz vinte /
mil reis. Assim mais em parte de tre /
z ditas ditas comprados ao Fe /
rreira trinta e oito mil reis. Assim /
mais em parte de duas partes de ....... (xão ?) /
no Arraial dez mil sete centos e quaren /
ta e sete reis (10$740) e Assim mais em parte /
setenta e nove Alqueires e quarta /
de capoeiras duzentos e tres mil quatro /
centos e oitenta e cinco reis. E nesta for /
ma haverão elle Juiz e Partidores /
este pagamento por bem feito e a 

Foto 345 - Fls 12

E acabada e para constar fis este termo /
eu Francisco Romualdo da Silva /
Lima Escrivão e Ajudante dos Orffa /
ons que o escrevy. Lopes , Manoel /
Ferreira de Souza , Luis Jose da /
Rocha Maya. Julgo por senten /
ça a prezente Partilha pela forma /
e maneira que se acha feita e pa /
ra seo inteiro vigor .................. /
........ a minha Authoridade e De /
creto salvo sempre qual /
quer engano que por ventura te /
nha de aparecer em prejuizo dos in /
............ Villa de São Jose cinco /
de Fevereiro de mil oito centos e qua /
renta e sete Manoel Pereira Lo /
pes. E por parte da Viuva ........ /
seos Embargos o qual ............ e não /
forão recebidos e nem desprezados /
e a folhas setenta e tres ........... a Peti /
ção do theor seguinte : .................. /
........... Senhor Juiz ......... digo Juiz /
Municipal e Orffaons Diz Sil /
vestre Jose Rodrigues por cabeça /
de sua mulher Dona Maria Jo

Footo 346 - Fls 12 verso

Josefa filha e herdeira do falecido /
Jose da Costa Souza de quem he /
Inventariante sua viuva Dona Geralda /
Maria de Jesus , mai e So /
gra dos Suplicantes que dos Au /
tos de Inventario e Partilha que se /
procedeo por este Juizo por fale /
cimento daquelle Pai com ......... 
percizão que Vossa Senhoria lhes /
mande passar sua carta de for /
mal de Partilhas para por bem /
della entrarem os Suplicantes na pos /
se e ........... dos bens que lhes forão /
adjudicados em pagamento de /
suas legitimas por tanto Pede a /
Vossa Senhoria seja servido man /
dar passar o dito Formal na for /
ma da Ley e estillo E receberá /
............. Silvestre Jose Rodrigues /
ma forma em que se da São Jose /
quatro de Novembro de mil oito /
centos e quarenta e sete. Lopes ....... /
........... Senhor Juiz dos Orffa /
ons Estando a Partilha julgada por Sentença asima seo pagam

Foto 347 - Fls 13      
    
Com huma Embargante de que /
rezultou a parte empugnar a mesma /
sustentando a legalidade da Parti /
lha , mas ........................ com /
seo Embargo.............. para o Car /
torio sem preparar .................. /
cebimento ................................. /
se achão entre ......................... /
passar o formal sem que Vossa /
Senhoria .............. Vista de São Jose onze de Novembro de mil oito centos /
e quarenta e sete = Cesario Jose da /
Silva Lima Meretissimo Se /
nhor Juiz dos Orffaons nem /
uma duvida pode prevalecer /
para se deixar de mandar pas /
sar o Formal de Partilhas reque /
rido , em vista do que dispoem /
a Ordenação Livro quarto titulo /
noventa e seis paragrafo vinte e do /
is , que determina que acabada /
a Partilha , sejão os coherdeiros /
............................... de seos quinhoes /
hereditarios , sem Embargo de /
quaisquer Embargos sendo esta 

Foto 348 - Fls 13 verso

Esta sustentada digo esta do .......... /
na sustentada por muitos Praxistas /
sabios e abalizados em Direito , pois /
que doutra maneira jamais en /
traria com coherdeiro ................... /
.................. da legitima que lhe couber /
sempre que por esta parasse em poder /
de um Cabela de Cazal ambicioso /
e ........................ por tanto requer os /
Suplicantes que sem Embargo /
da duvida do Senhor Escrivão /
sirva-se Vossa Senhora mandar /
que se cumpra o seu respeitavel Des /
pacho passando se o Formal re /
querido E receber a Mesa com o /
Procurador Jose Joaquim de Santa /
Anna. Junto aos Autos ................ /
a concluzão São Jose quinze de /
Novembro de mil oito centos e qua /
renta e sete Lopes = Em Vista da /
Ordenação do Livro quarto , titulo /
noventa  e seis Paragrafo dezoito /
dezenove , vinte e dois nenhum Re /
curso de qualquer natureza que /
seja suspender a execução 

Foto 349 - Fls 14

A execução da Partilha ja feita /
nem a ............. dos formais ou Carta /
da mesma Partilha e assim o as /
signão os ................. entre os quais /
se pode ver o Tutor dos Juizos de /
Vigarios , parte primeira Capitu /
lo quinto Paragrafo segundo /
Portanto sem Embargo da duvi /
da do Escrivão ................. o formal /
proibe , e deste modo vai deferi /
........... a Petição de folhas setenta e /
tres verso = Villa de São Jose vin /
te de Novembro de mil oito cen /
tos e quarenta e sete Lopes = Seguin /
do que assim se continha declara /
va ............ concluindo com o dito minha /
Sentença quer nos ............. Autos /
se acha escripta ..................... /
..................... por parte de Silvestre Jose Ro /
drigues por cabeça de sua mulher /
Dona Maria Josefa ............ foi requeri /
do que do processo dos Autos ............ /
da se ............ extrahir e passar sua /
Carta de Sentença Civil do For /
mal de Partilha cujo requeri

Foto 350 - Fls 14 verso

Requerimento sendo de mim /
attendido por ser justo  ............. /
........... Direito ............. passar /
............ extrahir do processo sua car /
ta de Sentença Civil de Formal /
de Partilhas que se lhe deo , extra /
hio passar para todo o requeri /
do que he a prezente com o theor /
do qual requeiro a Vossa Senho /
rias ................ Senhor Ministro de /
Justiça em seo principio ja de /
clarado da parte de Sua Ma /
gestade Imperial ............... que /
Deos guarde e as de minha juris /
dição mande que sendo lhes /
a mesma aprezentada indo pri /
meiramente por mim assigna /
da , ..............................  que /
perante mim ............................ /
.......................................... /
prão e guardem ..................... /
....................... inteira /
mente comprir e guardar assim /
................ maneira que nella ......... /
............... e declara e vai .............. /

Foto 351 - Fls 15

E declarado , julgado e Sentenciado /
vem seo cumprimentoserá a Pes /
soa ou Pessoas que estiverem de /
posse dos bens pertencendo a dita /
herdeira Requerida e notificada /
para que logo que ................... /
................. de vinte e quatro horas /
destes faça entregar aos ditos herdei /
ros Silvestre Jose Rodrigues por cabe /
ça de sua mulher Dona Maria /
Josefa .............. carta .................. bastan /
te Procurador que seos poderes para /
.............. , e dar quitação tenha visto 
que lhes façam adjudicados ............ /
Partilha Judicial e não fazen /
do no dito termo .......................... /
lhe rezará ........................... aos herdeiros /
do direito e acção que lhes con /
............ e fazendo Penhora , ............. /
............ bens nelles cessará suas /
.......................................... da Ley e athe /
que os ditos herdeiros sejão intei /
rados da legitima , que foi da /
da ............... tudo sem quebra , ou /
discriminação alguma , ...............


Cap. VI - Sebastião Pedro de Alcântara

Dos Registros da Matriz de Bonsucesso , MG , Livro 1 , Capela do Bonsucesso , fls.53 :

"Sebastião
Aos 3 de Nov.bro de 1805 o P. Dionisio Gls Pedr.a bap./ solemnemente a Sebastião f.o leg.o do Alf.es Jose da Cos / ta , e Geralda M.a de Jesus , padr.os o Alferes Ant.o / Ribr.o de Js , e Joanna Angelina de Castro"

Nascido em 1805 em Bonsucesso , MG , casou-se , aos 10/01/1825 , na Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso, filial de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei , MG , com Maria Josefa Felisbina , filha de Jose Maria Costa e de Severina Antonia Mesquita.

Do Livro 11 de Casamentos da Cúria de São João del Rei , MG , em Bonsucesso , Fls. 42v, 2 :

"Sebastião Pedro e
Maria Jose
Aos doze de Janeiro de mil oito centos / e vinte e sinco na Capella de Nossa Se / nhora de Bonsucesso , Filial desta Ma / triz , de tarde , e com prezença do Reveren / do Capellão Jose dos Santos de Faria / de licença se receberão em Matrimonio / por palavras de prezente = Sebastião / Pedro de Alcantara , filho legitimo / do Alferes Jose da Costa Souza , e =
Página seguinte
Bonsucesso
Maria Jose Felisbina , digo , e Dona Ge / ralda Maria de Jesus , e = Maria Jose / Felisbina , filha legitima de Jose Maria da Costa , e de Severina Antonia de Mes / quita : forão testemunhas prezentes o / Tenente Antonio Ribeiro de Jesus , e o Ca / pitão João Antonio da Silva , e logo receberão as bençãos do Ritual Romano.
O Vigr.o Encom.do Francisco Ant.o da Costa".

Sebastião Pedro de Alcântara foi assassinado por escravos , em tocaia , pelos anos de 1840.
Sebastião e s/m Maria Josefa Felisbina deixaram os seguintes filhos :

1) Ignácio Pedro de Alcântara , nascido em 1825.

2) Severina de Alcântara , nascida em 1831 e batizada aos 10/10/1831 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição , Campinas , SP.

Dos registros da Parochia de N. S. da Conceição - CampinasVol. 5 - 1830-1839 , Pág. 34v :
.
"Severina
Aos dez de Outubro de mil oito centos e trinta e hum nesta Matriz Baptizei e puz os Santos Oleos a Severina com tres meses e dous dias filha de Sebastião Pedro de Alcantara e de Dona Maria Josefa Felisbina. Padrinhos Jose Pedro da Silva e D. Anna Floriana de Almeida todos desta Freguesia.O Vig.o Manoel Jose Frs Pinto"(Sic)


3) Leopoldina de Alcântara , nascida em 1834.

4) Joaquim Pedro de Alcântara , nascido em 1835. Foi casado com Francisca do Carmo Lima. Deixaram geração em São Sebastião da Grama , SP.

5) Frederico Pedro de Alcântara , nascido em 1836 , que segue

6) Maria da Glória de Alcântara , nascida em 1838.


Do Arquivo Público do Est. de São Paulo , microfilme dos Maços de População da lista de moradores do ano de 1.843 da Vila de São Jose de Mogi Mirim , arquivado sob o número 144 :


"Lista Geral Nominal do Municipio da Vila de São Jose de Mogi Mirim contendo todas as Naçoens de Libertos e Captivos do mesmo municipio.

Número de Fogo / Número da Alma / Nome / Naturalidade / Idade / Estado / Individualidade / Observaçoens.

Página : 399

1050 / 7123 / Maria Jose Filisbina (sic) / 35 annos / viuva / branca.
filhos :
1050 / 7124 / Ignacio Pedro de Alcantara / 18 annos.
1050 / 7125 / Severina / 11 annos.
1050 / 7126 / Leopoldina / 9 annos.
1050 / 7127 / Federico (sic) / 7 annos.
1050 / 7128 / Maria da Gloria / 5 annos.
1050 / 7129 / Joaquim / 8 annos.

Escravos :

1050 / 7130 / Camillo / Negro / 20 annos / Solteiro / Nação.
1050 / 7131 / Joaquim / Crioulo / 15 annos / Solteiro / Nação.
1050 / 7132 / Eva / Negra / 40 annos / Solteira / Nação".


Cap. VII - Frederico Pedro de Alcântara

Nasceu em 1836 na Vila de São Jose de Mogi Mirim , SP. Casou-se , aos 06/06/1854 , na Paróquia de Caconde , com Maria Justina de Moraes , filha de Jose de Moraes Machado e de s/m Maria Joaquina de Oliveira.

“Aos seis dias do mês de Junho de mil oitocentos e cincoenta e quatro annos , depois de feitas as admoestações Canônicas , sem impedimento , em minha presença e das testemunhas abaixo assignadas receberão em Matrimônio por marido e mulher a Frederico Pedro de Alcantara e Maria Justina de Moraes , aquele filho legítimo de Sebastião Pedro de Alcantara e de Maria Jose Felisbina , nascido e batizado na Cidade de Mogi Mirim , e ela nesta freguezia de Caconde , filha legítima de Jose de Moraes Machado e Maria Joaquina de Oliveira , nascida e batizada nesta Freguezia de Caconde .......... as bençãos Nupciais de que para constar faço este assento que assigno.
Vig. Prudenciano Antonio Nogueira”.


Frederico Pedro de Alcântara , s/m Maria Justina de Moraes deixaram os seguintes filhos :

1) Braulina Alcântara , nascida por 1855 em São João da Boa Vista , SP. Foi casada com Jerônimo Pereira de Mello , foram moradores em Vargem Grande do Sul , SP. Braulina faleceu , por 1948 , em São Sebastião da Grama , SP.

2) Maria Justina de Alcântara , nascida em 1861 em São João da Boa Vista , SP. Foi casada com Antonio Bernardino de Seixas. Maria Justina faleceu em 1911 em São Sebastião da Grama , SP.

3) Ana Angelina Alcântara , nascida por 1860 em São João da Boa Vista , SP. Ana Angelina faleceu , aos 22/05/1946 , em São Sebastião da Grama , SP. Foi casada com Joaquim da Costa Guimarães , cuja família e descendentes seguem através do Blog : http://anaangelinaalcantara.blogspot.com/

4) Hipólita Josefina (Angelina) de Alcântara , nascida aos 13/08/1863 em São João da Boa Vista , SP , falecida aos 10/12/1955 em Araraquara , SP. Foi casada , aos 04/03/1878 , em São Jose do Rio Pardo , SP , com Venâncio Gomes Porto , natural de Santo Antonio da Alegria , SP e falecido em São Sebastião da Grama , SP , aos 16/06/1934 , filho de Manoel Joaquim Gomes Porto e de s/m Tereza Cardosa (Gonçalves) de Jesus , cuja família segue através do Blog : http://gomesporto.blogspot.com/

5) Sebastião Pedro de Alcântara (tio Nhonhô) , nascido em 1864 na Fazenda Rio Verdinho , Itobi , SP , faleceu , por 1925 , em São Sebastião da Grama , SP. Foi casado com Mariana Pereira de Mello.

Dos registros da Igreja Matriz de Divinolândia :

"Sebastião ,
Aos nove de junho de 1864 nesta Matriz do Espirito Sto do Rio do Peixe baptizei e pus os Santos Oleos a Sebastião , filho legitimo de Frederico Pedro de Alcantara e de Maria Justina de Moraes : forão padrinhos Reginaldo Gomes da Fonseca e D. Antonia Gomes de Oliveira.
O Vigr.o Vicente de Maya".

6) Idalina Alcântara , nascida em fevereiro de 1865 em Divinolândia , SP , onde foi batizada , aos 30/04/1865 , na Capela do Espirito Santo do Rio do Peixe.

7) Mariana Alcântara , nascida em 1869 em Divinolândia , SP , onde foi batizada , aos 10/12/1869 , na Matriz do Espirito Santo do Rio do Peixe.

Frederico Pedro de Alcântara , s/m Maria Justina de Moraes e filhos , seguem e entroncam-se com as famílias seguintes :

Gomes de Oliveira : http://antoniogomesdeoliveira.blogspot.com/

Moraes Machado : http://barcelos-moraesmachado.blogspot.com/

Costa Guimarães : http://anaangelinaalcantara.blogspot.com/

Fonseca & Cunha Ferreira : http://madeiracampobelo.blogspot.com/

Gomes Porto : http://gomesporto.blogspot.com/

Barbosa Sandoval : http://rlavodnas.blogspot.com/

Leite da Cunha : http://leitedacunha.blogspot.com/


Colaboradores :

Ernestina Porto Sandoval
.. Maria Porto
.
[em construção]

[fotos no rodapé]

Nenhum comentário:

Postar um comentário